Inovação e Criatividade



UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – UVA /CAMPUS TIJUCA
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DISCIPLINA - Inovação e Criatividade
CÓDIGO - 1COM32B / 1COM32C

 Prof. Antônio Carlindo Rocha da Câmara Lima

A disciplina tem como propósito neste semestre o estudo da inovação e da criatividade e seus mecanismos de coerência e coesão. Para tanto, partiremos simultaneamente de três enfoques: a concepção, os processos e os resultados.

Quanto à concepção – estruturas, estudaremos as partes constitutivas e as formações de visões da inovação e da criatividade, isto é, a introdução e a apresentação da tese; o desenvolvimento e a construção; e por fim a conclusão e os diferentes modos de elaboração do desfecho dos serviços / produtos.

Quanto aos processos – métodos e técnicas, estudaremos os mecanismos que denotam a clareza das idéias (argumentos) que constituem os serviços / produtos. Ao inovar e criar, devemos observar certas construções inadequadas que podem dificultar a compreensão do que se quer transmitir. Além disso, apreenderemos a conduzir e a lidar com mudanças de forma eficiente; criar ambientes favoráveis ao pensamento criativo; desenvolver o pensamento divergente e convergente. Gerar significativamente novas idéias e perceber novas oportunidades.

Quanto aos resultados – produção de idéias, desenvolveremos formas de criar, fortalecer, explorar idéias e realizá-las. Faz-se necessário estudar como transformar idéias em inovações que geram resultados, através de um programa de idéias, uma cultura de inovação e competitividade.

O objetivo é desenvolver competências necessárias à ampliação da geração de idéias e da solução criativa de problemas, estimulando a capacidade de pensar, liderar e solucionar desafios de forma inovadora. Ao final do curso o aluno tem o desafio de apresentar uma idéia inovadora.