sábado, 22 de outubro de 2011

Resenha sobre o Documentário: Janela da Alma

O documentário aborda a forma como nós vemos o mundo, o que segundo o filme, seria através da janela da alma. "A janela não olha, quem olha é o olho através da janela” (Cícero, A. 2002). A partir dessa frase, podemos ter milhares de interpretações. Podemos dizer que todos enxergamos, mas nem todos vemos como as coisas realmente são. Nós seres humanos por exemplo, vemos o mundo totalmente diferente dos animais, o cachorro não enxerga como retratam os filmes, da mesma forma que os humanos, é totalmente diferente.
Se os olhos são a janela da alma, o que significa "ver"? O documentário nos faz pensar que o significado seria o “olhar”, que é algo muito mais forte, pode-se dizer que é a morada de um homem e é muito mais do que somente enxergar. O depoimento dos deficientes visuais, que vai desde míopes até aqueles com cegueira total, nos mostram um pouco do sentido dessa afirmação. Dois exemplos disso são: O vereador que perdera a visão aos 17 anos e passa a enxergar o mundo através dos sentidos e o fotógrafo que pendurava um sino na modelo para que pudesse fotografá-la.O documentário nos proporciona sensações indescritíveis, que só quem assistiu consegue entender. Diz que não vemos somente o visível, mas também o invisível, através de emoções e da imaginação, seja quando olhamos pela janela ou ouvimos uma história.
O final do documentário é totalmente inesperado e nos mostra várias formas de conhecer, todos nós vivemos no mesmo mundo, porém, cada pessoa o vê de forma totalmente diferente. O que nos faz questionar: E você, acredita no que vê ou vê o que acredita?

Um comentário: